VOCÊ SABIA QUE SEU CÃOZINHO TAMBÉM PODE FICAR GRIPADO?
Assim como nós humanos, os cães também são acometidos pela gripe, que no caso deles é conhecida como “Tosse dos canis” ou “Traqueobronquite infecciosa canina”.
É uma doença altamente contagiosa, causada mais comumente pelo vírus da Parainfluenza e pela bactéria Bordetella bronchiseptica.
A tosse dos canis ocorre mais frequentemente no inverno devido a temperaturas mais frias e o clima seco, que facilitam a transmissão da gripe. A incidência da doença aumenta em locais com elevada densidade populacional, como pracinhas, hotéis, pet shops e canis, e até mesmo ruas com maior movimentação de cães passeando.
A transmissão se dá por contato direto entre cães, ou pelo ar, através de secreções respiratórias (tosses e espirros). Além disso, os agentes podem ainda se disseminar por objetos em ambientes muito contaminados.
O sintoma mais comum é a tosse seca e persistente acompanhada de engasgos (confundidos com ânsia de vômito e/ou corpos estranhos obstruindo as vias respiratórias). Também apresentam espirros, secreção nasal e nos casos mais sérios, febre, apatia e dificuldade respiratória.
Em muitos casos, o tratamento consiste no uso de antibióticos, xaropes para alívio da tosse, antiinflamatórios e confinamento do animal, evitando que ele fique exposto ao frio, vento e umidade.
A maneira mais segura de prevenir a Trqueobronquite infecciosa canina é a vacinação. A vacina deve ser feita em cães adultos e filhotes, a partir de 8 semanas de idade, juntamente com as demais vacinas, como a antirrábica, giárdia e a polivalente (V10).
Consulta seu Médico Veterinário para maiores informações sobre a vacinação do seu animal.
Comments