AIDS E LEUCEMIA FELINA, VOCÊ JÁ OUVIU FALAR NESSES VÍRUS?
Esses dois vírus podem estar mais perto do que pensamos, será que seu gato é um portador deles?
A Aids felina/Vírus da Imunodeficiência Felina (FIV) e a Leucemia Viral Felina (FELV) são dois vírus que podem passar de gatos infectados para gatos saudáveis com muita facilidade, por isto é importante saber se seu gatinho é portador de um (ou dos dois) deste vírus. Gatos não castrados com acesso a rua tem mais facilidade de se contaminar.
A FIV afeta diretamente na imunidade do gato, já a FELV além de afetar a imunidade do paciente, pode levar a alterações na corrente sanguínea bem importante e formação de “tumores”, chamados de linfomas.
Hoje existe a vacina contra a FELV e são candidatos àqueles gatos que são semidomiciliados ou quando na casa há tanto gatos positivos e gatos negativos. Portanto, ao resgatar um gatinho, além de mantê-lo em “quarentena” em casa longe dos seus gatos, é importante trazer ao veterinário para um check up inicial e solicitar o teste de FIV e FELV caso o veterinário não o peça.
Os gatos portadores devem ser acompanhados de perto para detectar qualquer tipo de alteração o mais rápido possível, daí a necessidade de ser acompanhado por um especialista em felinos.
留言