Telefones : (27) 2142-3402 / (27) 99526-8853
Rua José Guilherme Neffa, 140. Jardim Camburi. Vitória. ES.
Oftalmologia
As alterações oculares são frequentes em cães e gatos, podendo trazer desconforto ao animal ou comprometimento da visão. O uso de métodos de diagnóstico específicos e a indicação do tratamento adequado são fundamentais para manutenção da qualidade de vida desses pacientes e, em muitos casos, permitem a preservação da visão.
As doenças oftalmológicas podem estar relacionadas à predisposição genética, senilidade, infecções, traumas, neoplasias, doenças sistêmicas, entre outras causas.
Doenças sistêmicas de causas diversas (infecções, tumores, endocrinopatias, etc…) podem levar ao envolvimento ocular, sendo este, em muitos casos, a primeira alteração observada pelo proprietário, levando-o a procurar atendimento Veterinário. Nestes casos o diagnóstico oftalmológico adequado, realizado por um Médico Veterinário Oftalmologista, pode ser fundamental para identificar a doença de base e permitir o tratamento necessário para sobrevida do paciente. Um exemplo é a Diabetes Mellitus, que frequentemente causa catarata em cães, onde é comum a perda da visão ser a primeira alteração observada pelo proprietário. Em gatos algumas viroses sistêmicas podem ser associadas a alterações oculares de gravidade variável, podendo manifestar–se como uveítes (inflamação intra-ocular), conjuntivites e ceratites ulcerativas (úlceras de córnea).
Portanto, o exame oftalmológico periódico é fundamental para diagnosticar precocemente e prevenir complicações associadas a estas doenças, representando um cuidado importante com a saúde dos animais.